JOSÉ SERRA

28 de junho de 2010

Mobilização e discussão com os eleitores na rede

A trajetória de Sérgio Caruso à frente da campanha digital de José Serra começou há mais de um ano, quando o presidente da Sinc Comunicação Digital foi convidado pelo PSDB para discutir conceitos e ideias sobre o uso da internet nas eleições de 2010. As conversas foram tão boas que, no fim do ano passado, ele assumiu a coordenação da pré-campanha. Apesar da extensa experiência na rede - além de presidir a Sinc, ele é um dos fundadores da OON Networking, primeiro grupo de comunicação digital do Brasil - Caruso afirma que não é geek nem passa muito tempo nas redes sociais. E defende a simplificação dos assuntos relativos à rede:

- Sempre fui um usuário de internet, mas não sou um conhecedor profundo de tecnologia. Obviamente, gosto de gadgets, iPads e afins, mas sempre defendi que a internet tem que ser desmistificada. Sou contra o uso de muitas "gírias" ou linguagem típica do segmento.

Para Caruso, a internet agrega mais uma possibilidade de comunicação e interatividade com os eleitores, mas não vai substituir outros meios.

- Tenho ouvido em uma ou outra conversa por aí que a internet será mais importante que a TV. Isso é uma grande falácia. Essa história de que a internet elegeu o Obama é um mito. Quem elegeu o Obama foi ele próprio, sua história de vida, suas propostas, o fato de vir depois do Bush, enfim... Pela primeira vez, a internet foi usada em todo o seu potencial. Mas daí a dizer que a internet o elegeu, é outra história - defende.

O coordenador da campanha de Serra vê de forma muito natural a utilização dos recursos da rede na campanha. Para ele, a importância da internet nas eleições será diretamente proporcional à sua importância no cotidiano dos brasileiros. Mas é claro que características como a profundidade de informações, a interatividade instantânea e a diversidade de formatos fazem deste um meio extremamente promissor para os aspirantes a presidente:

- Estamos usando a internet, por exemplo, para provocar uma discussão sobre o programa de governo. As pessoas entram, se cadastram e participam de blogs e fóruns sobre mais de 40 temas. Tudo muito transparente. Nesse sentido, a internet acaba oxigenando uma discussão que antes ficava mais restrita.

A mobilização de eleitores e colaboradores na rede também é uma das apostas de Caruso para a campanha. Segundo ele, as iniciativas voluntárias estimulam as pessoas a se manifestar e evidenciam a credibilidade das opiniões.

- É um movimento legítimo, porque as pessoas não são obrigadas a "repetir uma ladainha". Elas têm ideias próprias, e umas estimulam as outras.

Para alcançar seus eleitores, a campanha de José Serra está presente nas principais redes sociais: Orkut, Facebook, Youtube e Flickr, que tem até fotos da infância do candidato. A partir de 6 de julho, outros canais com os internautas serão criados, segundo Caruso. Mas ele faz mistério sobre o teor dos projetos. No Twitter, cerca de 265 mil seguidores acompanham o perfil do ex-governador de São Paulo, que tem conta no site de microblogs há mais de um ano.

Enquanto alguns usuários do Twitter levantam suspeitas de que não é o próprio Serra quem atualiza seu status - ele posta diversas vezes, quase que diariamente - Caruso afirma que o candidato entende mesmo de redes sociais:

- A participação do Serra é muito importante. Ele não é conhecedor de tecnologia e nem precisa ser. Mas ele entende do respeito às pessoas, da discussão na rede e da interação. Essa exposição dos candidatos é fantástica para o processo democrático.

A adequação à linguagem dos internautas é um dos fatores que precisam ser observados, na opinião do coordenador. Apesar do aumento do número de brasileiros conectados, ele insiste que é necessário distinguir o internauta do telespectador.

- É preciso ter um conhecimento profundo de cada ferramenta, para que o internauta seja respeitado e sinta que, de fato, estamos falando com ele. Essa linguagem não é apenas relativa ao texto, mas também envolve fortemente a forma, a parte visual e a usabilidade.

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