Enviar SMS ao volante aumenta em 23 vezes o risco de acidente.

23 de junho de 2010


Enviar mensagens de texto (SMS) ao dirigir, embora pareça algo relacionado aos jovens, é mais comum entre os adultos. É o que afirma uma pesquisa da Pew Research Center. O estudo também atesta que os mais velhos costumam falar no celular ao volante até mais que os adolescentes.

Os números impressionam: 47% dos adultos que costumam enviar mensagens, ou 27% do total, o fazem na direção, e 74% falam no celular. Esse índice cai para 34%, 26% do total, e 52%, respectivamente, no caso dos adolescentes (menores de 18 anos). É importante ressaltar que os entrevistados eram todos dos Estados Unidos, país no qual a idade mínima para tirar a carteira de motorista é de 16 anos.

A negligência, logicamente, não causa danos apenas ao motorista: 17% dos pesquisados admitiram já ter atingido objetos, ou mesmo pessoas, enquanto falavam no celular ou enviavam mensagens.

Outro estudo, de 2009, coordenado pela Virginia Tech Transporation Unit, revelou que pessoas que enviam SMS enquanto dirigem correm um risco 23 vezes maior que motoristas que não têm esse costume. A conclusão é que qualquer atividade que desvia os olhos do condutor para o celular, como ler um texto no aparelho ou digitar um número, é muito mais perigosa que usar o dispositivo simplesmente para conversar.

Atualmente, dos 50 estados americanos, 28, mais Washington DC, possuem uma lei específica que proíbe a leitura e o envio de mensagem de textos. Até o presidente Obama insistiu a todos empregados do Governo que cumpram tal lei, independentemente da região onde estiverem, e principalmente ao dirigirem veículos oficiais.

No Brasil, por outro lado, não há uma lei que verse especificamente sobre o uso de celular na direção, muito menos quanto ao envio de mensagens de texto. O que torna a prática proibitiva é o Artigo 252, que prevê multa de 85 reais, em média, e quatro pontos na carteira, a quem dirigir “com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo”.

0 comentários:

 
BLOG Clarinha Capote © 2011 | Designed by Clarinha Melo