O papel da internet nas eleições:

28 de junho de 2010


Ainda falta uma semana para o início oficial da campanha eleitoral que determinará o próximo (ou a próxima) presidente do Brasil, mas as estratégias do jogo já vêm sendo testadas. No tabuleiro virtual da internet os jogadores poderão utilizar livremente seus peões. Pela primeira vez, o Tribunal Superior Eleitoral liberou de forma ampla a propaganda política na rede, restringindo basicamente apenas a veiculação de anúncios pagos ou em sites de pessoas jurídicas e de órgãos de governos federal, estadual ou municipal.

A importância da internet no pleito deste ano é tão indiscutível que inspirou o primeiro debate político online no Brasil, marcado para 31 de agosto. O evento será transmitido por quatro portais (iG, Terra, MSN e Yahoo!). E o público também poderá interagir pelo Twitter (@debateonlinebr).

Essa interação tem sido a grande aposta dos candidatos durante a pré-campanha. No Twitter, eles mesclam promessas de governo, opiniões sobre o país e comentários cotidianos sobre o futebol, a família e os bastidores de eventos aos quais comparecem. Vale até fazer piada para estar mais próximo do eleitor. O mais popular é José Serra, com 265 mil seguidores, seguido pela candidata Dilma Rousseff, que tem pouco mais de 90 mil. Cerca de 75 mil pessoas acompanham Marina Silva na rede de microblogs.

Além de suas contas pessoais no Twitter, os candidatos tentam se espalhar na rede. Orkut, Facebook, Youtube, Flickr, blogs, sites... tudo está na lista. À frente da estratégia digital dos candidatos estão três estreantes nos bastidores da política, mas cujas vidas profissionais são completamente atreladas à cultura digital.

O jornalista Caio Túlio Costa quer aproveitar o ambiente virtual para compensar o pouco tempo do PV de Marina Silva na televisão. Já Marcelo Branco, criador do Fórum de Software Livre, quer mobilizar colaboradores para a campanha de Dilma Rousseff (PT). Sérgio Caruso, diretor de uma empresa de comunicação digital, aposta na diversidade da rede para promover José Serra, do PSDB. As peças já estão dispostas. Semana que vem, o jogo começa.

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