II Seminário de Leitura

29 de maio de 2011


Poeta Potiguar Antônio Francisco



Na quinta-feira, dia 26, a Faculdade Evolução realizou o II Seminário de Leitura. O evento contou com a participação do Poeta Potiguar ANTONIO Francisco e com a apresentação do Projeto BALE – Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas – da UERN. A Organização do evento abriu, também, espaço para os lançamentos da Ouvidoria FACEP e dos Programas de Monitoria e Tutoria Acadêmica.


Projeto BALE

Projeto BALE

BALE

O projeto BALE - Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas – 5ª edição, recebeu em edições anteriores o patrocínio do ação BNB, via Edital do PROGRAMA BNB CULTURA – Edição 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011 (BNB/BNDES), recebeu Diploma e Troféu Viva Leitura 2008, realizou o I Festival Ponte a Ponto de Leitura, pela FAPERN é Ponto de Leitura por determinação do MinC e e vencedor da VBolsa FUNARTE de Circulação Literária 2010.

Objetiva viabilizar o acesso ao texto literário e estimular o gosto pela leitura pela comunidade Pau-ferrense, cidades do alto oeste e, nesta 5ª Edição, também noutros espaços - não escolares – de inclusão social. Esta iniciativa de atendimento ao interesse social e coletivo do município de Pau dos Ferros/RN, se justifica pela carência de políticas administrativas eficientes no âmbito da cultura e do lazer na região. O BALE, portanto, tem como desafio atender e formar leitores advindos das comunidades locais desprovidas de bens culturais, favorecendo-lhes o contato com várias obras literárias o que se constitui como um ponto de partida para a democratização da leitura.

O BALE que se concretiza via ação extencionista do Departamento de Educação, em parceria com o Departamento de Letras, do GEPPE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem). Favorece aproximação entre a universidade e a comunidade, dentre outros espaços que necessitam de ações educativas.

0 comentários:

 
BLOG Clarinha Capote © 2011 | Designed by Clarinha Melo