Nas eleições deste ano no país, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autoriza os candidatos a se manifestarem por meio de site pessoal com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral e hospedados provedores nacionais. Permite ainda a criação de blogs, redes sociais e serviços de mensagens eletrônicas previamente cadastrados. Proíbe apenas a propaganda eleitoral em sites independentes, mesmo que gratuitamente.
Todas estas normas valem a partir do dia 5 de julho. Tempo suficiente para que haja um planejamento e que estas novas ferramentas sejam utilizadas para mudar o panorama da campanha eleitoral brasileira, segundo Sam Felsen.
“Campanhas inteligentes estão investindo muito mais recursos na internet”, aponta, antes de chamar a atenção para o fato de que este retorno financeiro pode vir em um maior número de doações. “Nos EUA, as campanhas costumavam arrecadar a maior parte do dinheiro de pequenos grupos que faziam grandes doações. Agora eu acho que é o oposto: eles estão procurando o maior número possível de pessoas para se envolverem, porque quando você tem 3 milhões de doadores, mesmo se eles derem só um pouquinho, acaba atingindo números bem grandes”, completa.
No Brasil, a Justiça Eleitoral permite doações diretas aos partidos, inclusive usando o cartão de crédito, mas o cenário ainda é restrito aos pequenos grupos, principalmente empresariais, que doam grandes somas de uma só vez aos candidatos.
Todas estas normas valem a partir do dia 5 de julho. Tempo suficiente para que haja um planejamento e que estas novas ferramentas sejam utilizadas para mudar o panorama da campanha eleitoral brasileira, segundo Sam Felsen.
“Campanhas inteligentes estão investindo muito mais recursos na internet”, aponta, antes de chamar a atenção para o fato de que este retorno financeiro pode vir em um maior número de doações. “Nos EUA, as campanhas costumavam arrecadar a maior parte do dinheiro de pequenos grupos que faziam grandes doações. Agora eu acho que é o oposto: eles estão procurando o maior número possível de pessoas para se envolverem, porque quando você tem 3 milhões de doadores, mesmo se eles derem só um pouquinho, acaba atingindo números bem grandes”, completa.
No Brasil, a Justiça Eleitoral permite doações diretas aos partidos, inclusive usando o cartão de crédito, mas o cenário ainda é restrito aos pequenos grupos, principalmente empresariais, que doam grandes somas de uma só vez aos candidatos.
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