TAM vai inaugurar no Brasil o serviço de telefonia móvel em seus aviões

2 de setembro de 2010

André Machado

A cada voo, mais e mais pessoas falam ao celular e mandam mensagens até o último minuto possível, antes que se liguem os motores do avião. Ainda este ano, garante a TAM, será possível tagarelar ao telefone também durante os voos. A empresa já recebeu o Ok da Agência Nacional da Aviação Civil para oferecer o serviço, e agora aguarda a orientação da Anatel. Além do serviço de telefonia celular a bordo de alguns de seus Airbuses, também será possível enviar SMS e MMS e acessar a internet nos smartphones.

- Mas isso não aumenta o perigo de um acidente? - pergunta o leitor.

- Não - diz José Nürmberger Racowski, gerente de unidades de negócio da voadora. - Vamos usar para o serviço o sistema da empresa OnAir, já certificado pela AESA (agência europeia de segurança aérea). O sistema tem uma antena que fica instalada dentro do avião e gera o sinal para os celulares. Ela também impede que eles se comuniquem diretamente com suas antenas usuais no solo, evitando assim um embaralhamento de sinais.

O sistema no avião se conecta com uma antena especial da OnAir, localizada em Mônaco, que por sua vez se comunica com uma rede de satélites ao redor da Terra. Esses satélites repassam o sinal para o avião, permitindo aos celulares fazer ligações e enviar dados.

Entretanto, na decolagem e na aterrissagem, os aparelhos deverão continuar desligados. Seu uso só será permitido quando o avião atingir altitude de cruzeiro, ou seja, três mil metros.

O sistema funcionará em caráter experimental durante seis meses a um ano, em voos domésticos, em pelo menos quatro aviões da TAM. No momento, ele já está instalado num Airbus 321, com 220 lugares, e há mais duas aeronaves na fila para recebê-lo - um Airbus 320 (174 lugares) e um Airbus 319 (144 lugares). A empresa tem no momento 145 aviões em sua frota.

Nossa expectativa é oferecer o serviço já em setembro ou, no mais tardar, em outubro - diz José.

0 comentários:

 
BLOG Clarinha Capote © 2011 | Designed by Clarinha Melo