Tweets sobre candidatos à Presidência disparam e já superam os de marcas.

11 de junho de 2010


O número de tweets sobre os principais candidatos à Presidência da República disparou de março aos primeiros dias de junho, superando até comentários sobre marcas conhecidas, de acordo com a empresa de inteligência de mercado E.Life.

Segundo o levantamento, apenas nos primeiros dez dias de junho o candidato do PSDB José Serra foi citado em 49.540 tweets. O valor quase se equipara às ocorrências registradas durante todo o mês de maio (61.856) – que, por sua vez, foi 234,6% superior ao total de abril (18.489). Em março, Serra teve 9.117 tweets.

Dilma Rousseff, do PT, foi menos citada que Serra nos tweets. Mas, de acordo com o levantamento. seu ritmo de crescimento tem sido ligeiramente maior. De 1.º a 10 de junho, o nome da candidata apareceu em 42.323 tweets - em maio, esse número foi de 59.255, 251,7% maior que o de abril (16.849) e 771,9% maior que o de março (6.796).

Somadas, as menções aos candidatos Dilma, Serra e Marina Silva (PV) chegaram a 61.856 em maio e a 49.540 nos primeiros 10 dias de junho. O valor é superior ao de muitas marcas conhecidas e que também são monitoradas pela E.Life. Nos 20 dias entre 21/3 e 9/4, por exemplo, a marca Apple foi citada 36.828 vezes e Google, 34.993 vezes.

Análise semântica

Não se pode, no entanto, interpretar esses números como a favor ou contra um ou outro candidato. “Este estudo só leva em conta o volume e não o significado das mensagens”, explica o principal executivo de tecnologia (CTO) da E.Life, Jairson Vitorino.

Ele esclarece, no entanto, que um estudo semântico poderia ser feito, de acordo com a necessidade. “É possível selecionar uma amostra aleatória e qualificar os sentimentos, os temas relevantes e até as localidades”, conta Vitorino.

A E.Life comparou também o impacto dos tweets no microblog. Nesse caso, a empresa selecionou 1.500 tweets publicados entre 25 e 31 de maio, e usou duas ferramentas: a TweetMeter (utilizada também na tabulação de tweets dos candidatos) e a E.Life Engine.

Pelo estudo, os tweets sobre Dilma impactaram cerca de 1,75 milhão de seguidores, enquanto os comentários com citação a Serra causaram impacto em aproximadamente 1,6 milhão, mesmo número da candidata Marina Silva (PV).

“O impacto deve ser entendido como um número potencial, um teto, para a quantidade de usuários que podem ser atingidos pela mensagem”, explica o CTO. O número tem origem na análise do número de seguidores das pessoas que receberam as mensagens, numa reação em cadeia que se completa quando um usuário dá “retweet”.

IDG NOW!

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