Twitter: Serra tem mais seguidores mas também é o mais criticado.

18 de abril de 2010


A disputa entre tucanos e petistas no microblog Twitter apresenta números favoráveis para os dois lados. O pré-candidato a presidente José Serra (PSDB) é o campeão em número de seguidores, com mais de 200 mil. Dilma Rousseff (PT) passou dos 28 mil seguidores ontem, mas consegue mais mensagens positivas do que seu adversário.

O Twitter é um microblog no qual as pessoas podem escrever mensagens de até 140 caracteres. Entre as várias mensurações possíveis da popularidade de um tuiteiro estão o número de seguidores e as mensagens escritas sobre essa pessoa.

O volume de dados é na casa dos milhares. A Folha pediu ajuda a uma empresa especializada nesse tipo de análise. A Bites fez um levantamento sobre como se manifestam os internautas a respeito de Serra e Dilma em dois dias específicos.

Um das datas foi o último dia 10, quando o tucano se lançou pré-candidato a presidente, numa grande festa do PSDB. Supostamente, seria um dia positivo para Serra. A segunda data foi a última segunda-feira, o primeiro dia completo da petista com perfil oficial no Twitter -Dilma havia começado na noite anterior, domingo.

Nesses dois dias, a Bites coletou 100% dos "tweets" (postagens) com menções a Serra e a Dilma. Foram 8.458 posts coletados e analisados, um a um, por uma equipe de profissionais treinados para esse fim. Dilma liderou com 4.707 citações. Serra obteve 3.751. A Bites trabalha para várias empresas classificando citações sobre marcas e produtos na internet.

Foi usado na análise um sistema conhecido como IF (Índice de Favorabilidade), desenvolvido pela própria Bites e pelo professor Marcelo Coutinho, da Fundação Getúlio Vargas. Trata-se de uma medida da qualidade da exposição da marca, instituição ou pessoa com base na quantidade de comentários positivos, neutros e negativos a seu respeito.

O IF varia de 0 a 1, sendo 1 o melhor resultado. A conta é feita a partir do total de menções menos as negativas, dividido pelo total de mensagens.

Para o perfil de Dilma (@dilmabr) no Twitter, foram identificadas 599 menções positivas, 3.482 neutras e 626 negativas. O IF ficou em 0,86 no dia 12, que foi o analisado.

Já Serra (@joseserra) alcançou 504 menções positivas, 2.507 neutras e 740 negativas. O seu IF foi de 0,80 no dia 10.

O resultado da análise dos "tweets" sobre Serra e Dilma ajuda a entender como funciona o universo da internet na política. Muitas vezes, o número de seguidores ou de menções não é tão relevante como a qualidade do que é dito.

Dilma recebeu muitas perguntas, mas seu perfil permaneceu em silêncio e não seguiu a regra de ouro das redes sociais que manda dialogar com os seus seguidores virtuais, diz o levantamento da Bites. Ainda assim, teve um número maior de "tweets" positivos e neutros do que seu adversário.

No caso de Serra, tucanos e aliados foram os principais difusores de posts no dia 10. "Em razão dessa estratégia, o índice de RTs (tweets replicados) foi bastante alto, a maioria extraída do discurso de Serra", diz a Bites. Mas foi também um sinal de que a rede serrista tende a ser circunscrita ao universo do partido.

Fonte: Folha de S. Paulo / Fernando Rodrigues

0 comentários:

 
BLOG Clarinha Capote © 2011 | Designed by Clarinha Melo