3G ou Wi-Fi?

1 de abril de 2010


Encontrar acesso à internet não é mais o problema que costumava ser há alguns anos. Hoje em dia, há muito mais lugares com Wi-Fi, e as redes 3G já estão presentes em várias cidades brasileiras. Ou seja, conectar-se sem fio pode ser por Wi-Fi ou 3G. E quais os pontos fortes e fracos de cada uma das tecnologias?

Evidentemente, o Wi-Fi oferece mais velocidade. Num ambiente, como esse, que oferece conexão sem fios, seu computador recebe o sinal diretamente de um roteador que, por sua vez, está ligado à Web via banda larga.

No caso do 3G, o sinal é oferecido em alguns lugares pelas operadoras celulares. Mas, a velocidade quase sempre deixa a desejar... a vantagem é que o sinal está disponível mesmo para acessos em movimento, enquanto o Wi-Fi está restrito aos ambientes e nem todos são camaradas de não cobrar pelo uso da conexão...

Os planos de acesso às redes 3G ainda são caros. Mas, já foi pior. Atualmente, você encontra serviços com preços a partir de R$59,90, e 300kbps de velocidade prometida de download, até R$119 e 1MB de velocidade. Para acessar a tecnologia você precisa de um notebook ou netbook, um modem específico e o plano da operadora que você escolher. Você ainda pode ter acesso com smartphones, que já trazem o modem embutido. Geralmente, você os conecta ao seu micro por um cabo USB. Com isso, você garante acesso à rede em todos os lugares com cobertura 3G.


0 comentários:

 
BLOG Clarinha Capote © 2011 | Designed by Clarinha Melo