Marketing Pessoal

14 de março de 2011


Porque ótimos profissionais não conseguem ser promovidos?

O profissional em questão faz tudo certo, mas esquece de algo muito importante um detalhe crucial... O Marketing Pessoal!

Marketing é o conjunto de ferramenta que uma empresa tem para alavancar seu produto, serviço ou imagem.

Marketing pessoal são as mesmas ferramentas só que para uso em beneficio da própria carreira.

É a habilidade que o profissional tem de aparecer sem ser chato e de chamar a atenção da chefia sem ser um puxa saco.

É saber lidar com situações difíceis sem criar uma mais difícil!

Um bom exemplo é o do Garçom, quando não precisamos dele, mas o olhamos, ele nunca está olhando para nós, más é fatal que quando precisamos dele nós não precisamos fazer muita coisa, ele mesmo com todo a sua experiência em observação, nos atende de imediato.

Bom, listarei aqui os 10 mandamentos do Marketing Pessoal.

O primeiro deles é a Liderança que se resumem em ter a habilidade de influenciar o próximo seja por persuasão ou pela própria confiança que ele transparece a todos o que é diferente do famoso “gerentão”, que apenas sabe mandar, assumir os créditos e não sabe ouvir e tem uma dificuldade enorme para aceitar os próprios erros.

O segundo é a confiança que geralmente é aquela pessoa na qual buscamos segurança, conforto nas palavras, esperança e admiração. Podemos sempre contar com eles!

O terceiro item é a Visão É um dos mais importantes, quase sempre é aquele que entende o que está fazendo e porque está fazendo, sugerindo pequenas mudanças para melhorar o próprio trabalho ou o dos colegas. Consegue pensar em táticas e estratégias para se ter não só o GRANDE contrato mas como também ter os pequenos pingados. As vezes é melhor ter 10 clientes pagando R$ 100,00 do que esperar pela oportunidade de em um cliente ganhar R$ 1.000,00.

O Quarto é ter o espírito de equipe. É oferecer ajuda aos colegas sem ser solicitado. É visar sempre pelo melhor do próximo e claro do ambiente de trabalho.

Antes de irmos para a quinta deixo-lhes uma questão.
Você acredita ter o espírito de equipe? Porque?

Depois de respondido vamos ao quinto item que é a maturidade, onde nós às vezes nos pegamos realizando certas atitudes um pouco quanto infantis, criando sempre um ar de irresponsabilidade e imaturidade, e ainda pensamos que somos “Adultos”. Um ponto da maturidade é saber solucionar conflitos sem criar mais conflitos é analisar cada situação e tentar compreende-la e tomar uma atitude consciente e sabia.

A integridade é o nosso sexto item, a onde mostra o profissional fazendo o seu trabalho sem prejudicar alguém. É ambicioso, mas não a ponto de atropelar quem estiver pela frente para alcançar o objetivo.

Não podemos esquecer também da visibilidade que é o nosso sétimo ponto. Quando falo em visibilidade quero dizer em ter visão do futuro que almeja, saber aonde quer chegar com a carreira é muito importante. Notei inúmeras vezes que sempre aquele funcionário que era o primeiro a levantar a mão mostrando força de vontade e “ligado” na empresa e nos seus acontecimentos geralmente acabava sendo um supervisor, diretor e até mesmo presidente da empresa.

Nosso oitavo item é a empatia. Criar situações agradáveis no ambiente social é muito importante principalmente no convívio profissional aonde reconhecer o trabalho dos outros e elogiar-los é alem de tudo gratificante para a pessoal elogiada e ótimo para sua imagem pessoal, mostrando interesse pelo trabalho dos outros.

Se eu não falasse do nosso nono item o otimismo, concerteza este artigo ao seria meu. O otimismo é algo pessoal, interno, ele tem que desabrochar do nosso peito de uma forma inovadora. Temos que sempre tentar nas piores situações enxergar um ponto positivo. Saber lidar com os erros e aprender que por mais difícil que seja o desafio ou mesmo o momento, ele não é o fim do mundo.

Quantas vezes você não quis jogar tudo para o alto e não jogou? Pergunte-se porque.

E claro sem a nossa décima questão nem chegaríamos ao final deste artigo, a paciência!
Há um amigo que sempre diz “A paciência é uma virtude, e é apenas para poucos!”. Acredito que a paciência é algo para todos, mas claro, muitos já nascem com ela aflorada e outros tem que apenas aprender a controlá-la, pois ela pode acabar lhe prejudicando caso você não a domine.






0 comentários:

 
BLOG Clarinha Capote © 2011 | Designed by Clarinha Melo