12 de Novembro Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita

12 de novembro de 2011

Apesar de ser de conhecimento científico que as doenças cardiovasculares ocupam um lugar de destaque entre as causas de morte total no país, o Brasil ainda carece de dados seguros sobre as arritmias cardíacas e da morte súbita.

Neste sentido, em 2007, a SOBRAC criou o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, comemorado anualmente em 12 de Novembro, com a missão de divulgar a necessidade de implantação de medidas imediatas e em longo prazo, assim como orientar a população a respeito dos fatores de riscos quem envolvem as arritmias cardíacas. A data tem ainda o objetivo de mobilizar ações para a captação de dados estatísticos/epidemiológicos, fundamentais para subsidiar órgãos competentes para a tomada de decisões que reduzam o impacto das doenças cardiovasculares e mortes no país.

Assim, o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita se concentra em três frentes:

SOCIAL: Conscientizando a população da existência, relevância e modo de prevenir os fatores de risco para o desenvolvimento de arritmias cardíacas e da morte súbita.

EDUCATIVA: Disseminar e implementar diretrizes e guias práticos de prevenção de arritmias cardíacas e da morte súbita.

PRÁTICA: Buscando criar recursos para a aquisição, doação e instalação de equipamentos de desfibrilação externa automática (DEA) em logradouros públicos, aeroportos, academias, clubes, praças esportivas e estádios de futebol e em shopping centers, através dos Centros de Referência Médica presentes nas principais cidades do Brasil.




Fonte: SOBRAC

0 comentários:

 
BLOG Clarinha Capote © 2011 | Designed by Clarinha Melo