Estava lendo a revista Veja (17 de junho, edição 2117) e tinha lá: ANOREXIA E BULIMIA: UM ASSUNTO PARA HOMENS.
Como podemos ver, esses transtornos alimentares não são exclusividade das mulheres. Posso dizer que sou um a mulher que ando longe dos trantornos alimentares, uma vez me falaram que eu tenho pensamento de gorda( não é a gula, longe disso! ).. e sempre digo que tenho mesmo. O que acontece comigo é que as vezes durmo pensando em acordar só pra comer.
Isso só acontece quando a comida é gostosa, claro. Mas graça a Deus e a meu metabolismo não fico acima do peso. Mas voltando a nota da Veja, confesso que fiquei encucada.. uma vez que esses transtornos acontecem na maioria por causa dos fatores socioculturais, que exige um corpo magro e perfeito.. e isso está ligado mais a estetica feminina. Então eu fui fundo na pesquisa e conclui que estou perdida no tempo. Que homens também estão tão preocupados com o corpo quanto as mulheres. E que eles tem um risco maior de desenvolver um transtorno devido profissões e esportes que estão ligadas a uma preocupação exagerada com o peso e a forma do corpo. Outro fator que leva o homem a sofrer desse transtorno é a homossexualidade (hein?!).. Pois é, isso porque quando um homem resolve ser gay, ele quer cada vez mais ficar feminino, sofrimentos femininos, corpo feminino, atitutes femininas. E essa magreza é valorizada entre os homossexuais. A bulimia masculina atua de outra forma, onde o homem quer ficar magro e com o corpo musculoso.. e mesmo estando musculoso o corpo fica pequeno e fraco.
Os trantornos alimentares não depende só do fator sociocultural, há outras etiologias. Acredita-se no modelo multifatorial, com participação de componentes biológicos, genéticos, psicológicos e familiares.
beiijos, FUI!
Os transtornos alimentares estão associados a um outro, o de auto-imagem. É necessária assitência psicoterápica e psiquiatrica.